COMBATE MILITAR


COMBATENTES

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BRASIL EM GUERRA


        O plano inicial do Governo Brasileiro era de enviar mais de 100 mil soldados para a Itália, mas o primeiro contingente, de 25 mil soldados, embarcou somente em 1944. Apesar dos poucos recursos e da falta de treinamento específico em terrenos escarpados, o Exército Brasileiro se destacou nos combates contra os alemães. A Força Aérea brasileira também teve sua atuação, reconhecida ,como uma das mais importantes da Itália.


   Após o retorno dos soldados brasileiros ao país, o presidente Getúlio Vargas, preocupado, com as consequências da manutenção de uma tropa experiente, que havia combatido ditaduras, semelhante a sua,  em território europeu, ordenou a imediata desmobilização dos soldados brasileiros. 

A maioria dos militares retornou a rotina de cidadãos comuns e foram esquecidos, durante décadas, pelos governos posteriores, fazendo muitos veteranos de guerra  morrerem  na miséria.    Somente no Governo Militar é que foi reconhecido o direito a uma pensão, para os  brasileiros que lutaram na guerra. Muitos não viveram para usufruir deste benefício.




4 comentários:

  1. to fazendo um blog.Eu postei o link do seu blog no meu pra divulgar o combate militar,bota o meu ai pra divulgar o meu ai também.vlw amigão.
    http://casadohistoriador.blogspot.com/2010_11_01_archive.html

    ResponderExcluir
  2. vlw por te divulgado meu blog.Nossos blogs agora são parceiros,qualquer coisa fala comigo.Sobre seu canal no youtube eu já acessei,porque adoro seus videos.Outra coisa nunca pare de produzir seus videos de historias,eles são os melhores!

    ResponderExcluir
  3. verdade seus vídeos são melhores ou tão bons quanto os do The History Chanel


    Blog Guerra e Armas Comunications S/A

    ResponderExcluir

*********************************A T E N Ç Ã O*********************************
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS IDEALIZADORES E NÃO EXPRESSAM A OPINIÃO DESTE BLOG. SERÃO ACEITOS, DESDE, QUE NÃO FAÇAM APOLOGIA AO COMUNISMO, NAZISMO, CRIMES, DROGAS, SEXO, VIOLÊNCIA, BEM COMO, NÃO POSSUAM PALAVRAS OBSCENAS E/OU NÃO FOMENTEM PRECONCEITOS DE RAÇA, COR, RELIGIÃO, ENTRE OUTROS.